Procedimentos metodológicos para uma proposta de alfabetização
através de livros e histórias infantis – algumas sugestões
através de livros e histórias infantis – algumas sugestões
- Sondagem prévia: quem conhece a história?
- Apresentação da obra: capa, título e ilustração.
- Identificação do autor, ilustrador, editor.
- Contação da história. (...)
- Identificação dos elementos centrais do texto: tema, personagens.
- Conversando sobre a história ouvida: identificando sentimentos despertados.
- Desenhando os personagens da história.
- Recontando oralmente a história.
- Recontação da história por partes para escrita no blocão pelo professor.
- Reconstruindo o cenário da história ouvida: recortes, colagens, desenhos, pintura.
- Escrita da parte recontada pelos alunos em papel sulfite para ilustração e posterior montagem de livro individual.
- Construindo fantoches/ dedoches dos personagens da história.
- Escrevendo os nomes dos personagens: letras móveis e recorte de jornal/ revista.
- Dramatização da história pelos alunos.
- Montagem do título da história usando letras recortadas de jornal ou revista.
- Enfatizando a palavra-chave a ser trabalhada: identificando-a no blocão.
- Escrita da palavra-chave: com que letra começa? Quantas letras? Quantas sílabas?
- Montagem da(s) palavra(s)-chave usando letras móveis.
- Montagem palavras-chave usando letras recortadas (jornal ou revista).
- Divisão da palavra-chave em sílabas: estudo dos fonemas.
- Pesquisa objetos e palavras cujos nomes iniciam com as letras da palavra-chave: construção de cartaz.
- Estudo das sílabas da palavra-chave: formação/ construção da família silábica através de tabela de dupla entrada.
- Identificação da (s) palavra-chave (s) em texto distribuído: texto reconstruído coletivamente.
- Construção de vocabulário coletivo a partir das sílabas da palavra-chave: que palavras começam iguais (fonema inicial)?
- Divisão da palavra-chave em letras: estudo dos grafemas.
- Pesquisa objetos e palavras cujos nomes iniciam com as letras da palavra-chave: construção de cartaz.
- Construção vocabulário coletivo: palavras que iniciam com a mesma letra da palavra-chave.
- Estudo das palavras dos vocabulários construídos: leitura/ escrita/ sílabas/ auto-ditado/ cruzadinhas/ caça-palavras/ desenhos de palavras dadas.
- Integrando com outras disciplinas: matemática, história, geografia, ciências e artes: utilizar os elementos da história para o estudo dos conteúdos das diversas disciplinas elencados para o período.
- Montar coletivamente partes da história por frases e/ ou palavras.
- Assistir filme sobre a história ouvida: versão clássica/ oposta
- Conversa sobre o filme assistido: a história do filme corresponde á história lida? Se é diferente, qual te agradou mais?
- Registrando os valores/ sentimentos despertados pelo filme: desenhos, escrita.
- Avaliando o projeto: alunos e professor.
- Registro das avaliações: o que foi bem legal? O que valeu a pena? O que não foi muito bom? O que não foi nada bom? Quem se destacou positivamente? E negativamente?
Olá, Valéria. Sou professora do IESB - Instituto de Educação Superior de Bauru. Ministro a disciplina Desenvolvimento das habilidades linguísticas e sua didática.
ResponderExcluirPeço licença para usar suas sugestões sobre os procedimentos metodológicos para alfabetização, indicando, é claro, sua autoria.
Achei que você englobou todos os passos possíveis neste tipo de abordagem. Parabéns.
Jussemy
Que bom. Fico feliz.Volte sempre!
ResponderExcluirParabéns pelo artigo. Ótimo para repassar aos meus professores.
ResponderExcluirAdriano, Manaus.
Que legal, Adriano!
ResponderExcluirNos conte sobre os resultados. Um abraço.