1. Leitura do livro para o grupo, (se possível, apresentar cartazes ou fantoches dos personagens da história);
2. Apresentação do trecho do livro, já lido para o grupo, e escrito no blocão;
3. Leitura coletiva com apontamento do professor, fonema a fonema;
4. Distribuição para os alunos do trecho lido coletivamente para realização de uma leitura acompanhada (orientar o acompanhamento com os olhos e o dedinho); (...)
O MACACO E A MOLA
(SONIA JUNQUEIRA)
O MACACO VÊ A MALA.
O MACACO CUTUCA A MALA.
DA MALA PULA A MOLA.
O MACACO FICA MOLE DE MEDO.
5. Montagem coletiva e individual por FRASES (cada um recebe as frases embaralhadas - após a montagem coletiva através de frases recortadas do blocão - para montar na mesa e depois transpor para o papel, após a leitura:
O MACACO CUTUCA A MALA.
O MACACO FICA MOLE DE MEDO.
(SONIA JUNQUEIRA)
O MACACO VÊ A MALA.
O MACACO E A MOLA
DA MALA PULA A MOLA.
6. Montagem coletiva e individual por PALAVRAS (distribuir as palavras embaralhadas, após a montagem coletiva através do blocão, que poderá ser tampada com uma folha de papel Kraft, pardo ou similar.
JUNQUEIRA). MOLA E MOLA. A MALA.
VÊ MACACO O CUTUCA PULA
A MALA DE O MACACO FICA
MEDO. DA A MACACO (SONIA
Amiga,
ResponderExcluiressa atividade é o máximo. Deu muito certo com a minha turma. Eu lhe agradeço muito por ter partilhado isso para todos aqueles que querem mudar o quadro da educação no Brasil.
Parabéns pela iniciativa.
Achei um máximo essas atividades, estava pesquisando modelos de propostas de trabalho para a alfabetização e as localizei.È bom, saber que há pessoas que são envolvidas com a educação, pois é disso que os educadores do Brasil estão precisando, de pessoas que compartilhem boas idéias e assi, a cada dia tentam fazer uma educação melhor.
ResponderExcluirMaria de Nazaré R. Fernandes