O título desta postagem foi o tema do último Fórum de Alfabetização, na Unirio, ontem. Manhã maravilhosa, encantadora, desequilibrante, como todas que são oferecidas pelas pessoas do Grupalfa. E que pessoas são essas? Nossa, sem palavras...
Fui desmontada em meus preceitos, mas acalentada pelas informações: dados para a reflexão. Penso que não estou tão distante assim daquilo que educadores que sonham uma sociedade mais justa, de fato, onde a educação contribui para a verdadeira emancipação dos indivíduos - sejam eles pertencentes a qualquer camada sóciocultural e econômica - almejam.
De tudo e muito mais, aprendi que consciência fonológica, sim, mas sem o blá blá blá da sílabação pela simples silabação, ainda que se possa chegar lá. Mas por outro caminho, mais seguro e humano para o aprendente.
Quero escrever mais sobre isso, mas ainda estou organizando as idéias. Quer refletir comigo sobre isso? Envie suas idéias, dúvidas... Vamos pesquisar juntos.
ABRAÇOS CARINHOSOS A TODOS E TODAS!
Olá Valéria
ResponderExcluir!
Sou Mariane Freire, estudante de Pedagogia na Universidade federal de sp.
Tbm não conhecia seu blog, mas gostei da sua iniciativa perante a educação, tomando-a como emancipatória. Gostaria de Parabenizá-la, pois, com certeza visitarei mais teu blog.
Abs,
Mariane.
Prezados colegas Paulo e Mariane,
ResponderExcluirSinto-me honrada com vossas presenças nesse espaço tão humilde e informal.
Agradeço a visita e os convido a retornarem sempre que desejarem para batermos aquele papo sobre os assuntos relacionados.
Fiquem a vontade para divulgar nossa página.
Ps.: Paulo, temos algo em comum: a paixão pelo Rio.
Abraços.