Fundado em 2008, @Alfabetização em Foco Oficial objetiva contribuir com a formação inicial e continuada de Professoras/es e Educadoras/es, com muito afeto, compartilhando ideias, informações, experiências, conteúdos de pesquisas, discussão teórico-prática e também dialogar com Pais e Responsáveis de alfabetizandas/os, a partir do compromisso com os processos educacionais humanitários. Muito bem vinda/o!
Páginas
- Home
- Sobre o Blog
- Acesse Nossos Canais
- Alfabetizando na EJA
- Concepção de Alfabetização
- Minha História
- História da Alfabetização
- Diários em Bordo: trajetórias alfabetizadoras
- Histórias de Alfabetizar
- Ensino Especial em Foco
- Cartazes para Imprimir
- Personagens para Imprimir
- Aqui tem Dica!
- Leia livros!
- HiperDicas!
- Anuncie Aqui!
A experiência antropológica como forma de alfabetização
Uma experiência pessoal muito marcante enquanto caçadora de conhecimentos relacionados à prática profissional foi a participação no curso de extensão da UFF (2009) "Pintura e Escrita: confluências da verbalidade e do olhar nas classes de alfabetização", ministrado pelo Prof. Dr. Armando M. Barros. (re)Aprendi a lançar um novo olhar acerca daquilo que já vinha praticando há tempo, mas não enxergava tão bem: alfabetizar a partir da experiência antropológica, ou seja, partindo da história de vida do sujeito aprendente, lançando mão de imagens pictóricas, fotografias, oralituras pessoais e coletivas...
Marcadores:
Alfabetização,
Alfabetização e Histórias de Vida,
Antropologia e Alfabetização,
Aprendizagem,
Atividade de Leitura e Escrita,
Atividades Pedagógicas,
Autoavaliação,
Concepções de alfabetização,
Literatura Infantil na sala de aula,
Nossos processos de alfabetização
É hora do Fórum! XXXII FALE - Unirio
XXXII FALE - Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita - Unirio
XXXII Encontro de Alfabetizadores
Momento de aquisição, troca de conhecimento e aprimoramento da prática pedagógica.
Vale a pena conferir o XXXII Fórum de Alfabetização - Leitura e Escrita, promovido pela UNIRIO, que acontece mensalmente. Cada encontro conta com a participação de palestrantes que contam suas histórias vivas no campo da Alfabetização e também com dinamizadores e coordenadores afinadíssimos com as mais recentes pesquisas sobre o assunto.
Abraços a todos e todas e
Nos vemos por lá!
Ciranda do Anel, de Bia Bedran - Parte II
Este post visa complementar o anterior, que versa sobre a cantiga de roda "Ciranda do Anel", de Bia Bedran. Veja-o aqui.
As atividades que seguem objetivam proporcionar aos alunos uma reflexão consciente sobre a construção da escrita, momento em que eles podem confrontar as suas hipóteses atuais com outras próprias elaboradas no momento da atividade, ou aquelas elaboradas pelos colegas, constituindo assim, uma nova estrutura mental sobre a linguagem oral e escrita.
Disponibilizo também uma amostra do acervo musical da cantora, de títulos do seu acervo literário e um vídeo de Contação de História do próprio acervo profissional da cantora na web.
Disponibilizo também uma amostra do acervo musical da cantora, de títulos do seu acervo literário e um vídeo de Contação de História do próprio acervo profissional da cantora na web.
Marcadores:
Alfabetização,
Alfabetização com Músicas,
Alfabetização e letramento,
Atividade de Leitura e Escrita,
Atividades de Produção Textual,
Atividades Pedagógicas,
Bia Bedran.,
Blog sobre Alfabetização,
Concepções de alfabetização,
Consciência Fonológica,
Grupos Cooperativos na alfabetização,
Hipóteses de Leitura e Escrita,
Literatura Infantil na sala de aula,
Montagem textual por frases,
Montagem textual por palavras,
Músicas,
parlendas
Ciranda do Anel, de Bia Bedran
Olá, minha gente!
Compartilho um texto clássico, de tipologia poética, que já faz parte do nosso universo cultural musical há tempos. Entra ano e sai ano ele canta e encanta os nossos corações (nós, grandões) e principalmente os de nossas crianças. Refiro-me a música "Ciranda do anel", de Bia Bedran. E o melhor de tudo é que pode dar bastante "pano para as nossas mangas" alfabetizadoras.
Partindo da audição, dramatização e leitura da letra da música, disponibilizo uma seleção de etapas para o encaminhamento da proposta de alfabetização através de obras da literatura infantil. Espero que gostem, critiquem e opinem.
Clique no link abaixo para ler mais.
Jogos e Brinquedos Interativos
OLÁ, PREZADÍSSIMO LEITOR!
Deixo por aqui uma sugestão que eu achei muito bacana, que está me ajudando e vai te ajudar bastante também. Aliás, para seguirmos em nossa ardúa trajetória, toda ajuda é bem vinda, não é mesmo?
Uma ótima opção para aqueles, como eu, que gostam de ousar e inovar no que diz respeito à motivação dos alunos, é o oferecimento de materiais que não só motivem como estimulem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Pensando nisso, venho pesquisando e conheci o Ateliê Calu Mirim, uma fábrica de materiais pedagógicos, que apresenta uma proposta variada de jogos e brinquedos interativos. Trabalha com conceito de formação da criança cidadã, que precisa aprender na ação, para desenvolver sua autonomia e consciência crítica.
Como proposta o Ateliê Calu Mirim apresenta a ludicidade em todas as suas peças, com texturas e cores que alegram o dia a dia e aguçam a busca pelo saber. Encontrei por lá um Painel de Contagem com numerais e objetos para relacionar ou mesmo servir de referência; um Cubo de Contagem também com numerais e objetos, totalmente interativo, onde pode-se trocar peças, figuras de acordo com o projeto a ser trabalhado; um Alfabetário Interativo (as peças são móveis) muito bacana; Maleta com Letras do Alfabeto móveis, Tapetinho Interativo; Tabela de Dupla Entrada; entre muitas outras. Por isso, estou compartilhando.
Tenho utilizado esses e outros materiais e já já partilho as experiências reais vivenciadas e os resultados apresentados.
Boas Inspirações a todos e todas!
Concepção de Aprendizagem sob a ótica da medicina
TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O que pensam os médicos docentes sobre a aquisição do conhecimento?
A discussão acerca da concepção sobre as formas de aquisição do conhecimento sempre foi objeto de interesse e investigação por parte dos cursos de Educação, mas precisamente, do curso de Pedagogia. No entanto, a grande disseminação de ideias, algumas bastante conflitantes entre si, acaba por incitar a questão entre os profissionais da área médica. Mas o que pensam esses profissionais sobre a maneira como os seres humanos adquirem conhecimentos ao longo da vida?
Analisando diversas pesquisas sobre o assunto, uma me chamou a atenção pela sua proximidade com o campo educacional, embora tenha sido elaborada de médico para médicos. Compartilho então o link de divulgação da pesquisa.
Muitas inspirações a todos e todas!
"Nossa questão é discutir a compreensão de docentes de Medicina sobre o que é o conhecimento, como se aprende, como se ensina e qual o papel do docente no processo de ensino-aprendizagem. Como subsídio para as reflexões que faremos com os resultados de uma pesquisa com docentes que atuam profissionalmente na preceptoria de atividades na rede básica de assistência, apresentaremos um breve panorama das diferentes concepções de conhecimento e aprendizagem".
Leia mais em:
Material de Atividades Pedagógicas - Modelos para adaptação
(Disponível em: http://rclatosensu.blogspot.com/2011/10/receita-do-bom-professor.html)

Aqueles que nos acompanham sabem bem que não gosto muito de "recomendar" atividades pedagógicas prontas, pois entendo que cada grupo é um grupo diferenciado e, por isso, as atividades devem ser adequadas às necessidades de cada um. Mas como ninguém cria do nada o tempo todo, ADAPTAR é uma ótima opção. Então, sugiro e disponibilizo um link que os levará a um site que contém atividades pedagógicas que servem bem ao propósito para pensarmos uma intervenção bem bacana para o próximo ano que se aproxima.
Eis o link: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665
Boas Inspirações a todos e todas!
Acesse e mande notícias para nós!
É hora do Fórum! XXXI FALE - Unirio
Prez@dos e Prez@das, saudações!
IMPERDÍVEL!
O último FALE - Encontro de Alfabetização: leitura e escrita - Unirio/ RJ, acontece neste 26 de novembro, sábado, de 9 as 12h.
É um momento muito proveitoso, sempre impregnado de
práxis reflexiva.
Até lá!
A Educação que Queremos - Comemorativo 2011
COMEMORANDO...
Comemoro e compartilho a ALEGRIA e SATISFAÇÃO, não do dever cumprido, mas da RESPONSABILIDADE ética e estética que cresce a cada dia.
Em se tratando de um tema como o nosso -EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO - tão massificado e desmotivante para grande parte da nossa sociedade, cada visita neste espaço é motivo de ALEGRIA e constrói a consciência de que o trabalho só está começando dentro deste aparato intrigante, desafiador e altamente competitivo que é a Internet.
Sinto-me renovada em minha INQUIETUDE. Aquela que repousa ante o desejo de contribuir e ver a Educação QUALITATIVA a altura de TODOS, ricos ou pobres, pretos ou brancos ou índios, sorridentes ou pouco humorados, magros ou gordos.
Assim, comemoro junto com você os mais de 130.000 acessos desde que iniciamos.
Por este motivo, acrescento uma nova roupagem no design deste blog. E compartilho com vocês, leitores-visitantes e leitores-fiés.
Por este motivo, acrescento uma nova roupagem no design deste blog. E compartilho com vocês, leitores-visitantes e leitores-fiés.
Obrigada a TODOS e TODAS que EDUCAM e se EDUCAM. E que o ANO VINDOURO seja para nós, EDUCADORES da DIFERENÇA, de muitas REALIZAÇÕES!
Alfabetização e Teorias Psicológicas da Educação
Como desenvolvemos nossa capacidade de aprender?
Já nascemos com ela ou a adquirimos ao longo da nossa
vida?
Alfabetizar é um ato de amor. Já
nos dizia Freire (1996). Mas educar implica atuar ancorado numa certa concepção
do processo de aprendizagem. Ainda que não a tenhamos plenamente definida, é
preciso ter a noção de cada uma delas, ou pelo menos as principais. Pensando
nisto, pretendo contribuir com uma reflexão acerca dessas principais
concepções sobre o processo de cognição que envolve a aprendizagem humana.
Importante salientar que, o
indivíduo será aqui tratado como aprendente, ou aquele que se encontra em processo de aprender alguma coisa. Vejamos
um pouquinho de cada uma delas então: (...)
Marcadores:
Alfabetização,
Aprendizagem,
Atualização Pedagógica,
Concepções de alfabetização,
Concepções de aprendizagem,
Formação Pedagógica,
Grupos Cooperativos na alfabetização,
Literatura Infantil na sala de aula,
Processo de Aprendizagem,
Teorias psicológicas Teoria educacional
Assinar:
Postagens (Atom)
Solte a sua voz!
Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação
Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.